sexta-feira, 31 de julho de 2009

ALIMENTOS ESPANTA ESTRESSE 58



Quando o estresse chega , descuidar da alimentação é quase uma regra, ainda que o comportamento só torne o problema ainda mais grave .
O ponto de partida para evitar o cansaço e o desânimo é uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras.

É a associação correta entre eles que vai fornecer nutrientes na quantidade necessária para nosso corpo.
Coma certo.
Uma alimentação adequada fará seu intestino funcionar regularmente.
Esse órgão ajuda na produção de serotonina, o poderoso hormônio responsável por controlar o humor e a peça chave para varrer a fadiga da sua vida.
Uma noite bem dormida também é pré-requisito para a dieta contra o cansaço.
Durante o sono, nosso corpo produz melatonina, um hormônio antioxidante, que vai remover os radicais livres do organismo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento.
Para relaxar; fique longe de estimulantes, como o café, chocolate e álcool, que inibem a produção do hormônio.
Hidrate-se
Muita água para evitar a cefaléia, um tipo bem agudo de dor-de-cabeça. A quantidade diária suficiente varia entre um litro e meio e dois litros.
Somente a água consegue hidratar o organismo 100% .
Serotonina para dar e vender Alimentos que estimulam a produção de serotonina são mais do que bem-vindos na sua dieta. Banana e abacaxi são ótimas fontes.
Fuja dos alimentos com alto índice glicêmico (como o mel, pães brancos, farinhas refinadas, refrigerantes, açúcar e doces), pois darão um pique passageiro ao organismo, fazendo você sentir fome novamente rapidinho. Além disso, eles engordam e muito!
Felicidade é o que interessa
Outra fonte de bem-estar é o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6.
Você pode encontrar triptofano no lombo e presunto suíno ; nos pães e cereais integrais; leite e iogurte desnatados; queijos (prefira os sem gordura); feijão, lentilha, soja, grão de bico, abacate, gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Só evite ingerir combinar a ingestão de alimentos ricos em cálcio com outros ricos em vitaminas do complexo B. O mineral dificulta a absorção dessas vitaminas.
Capriche na vitamina C
Acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brocólis, salsinha, couve-flor e repolho, são cheios de ácido ascórbico, responsável por melhorar a absorção das vitaminas do complexo B e do ferro.ão.
A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e de 90 mg para os homens, o que equivale a 3 e 4 frutas, respectivamente.
Se você for um fumante, acrescente mais 30 mg a quantidade necessária.
Evite megadosagem e ingira os alimentos ou o suco da fruta logo depois de cortados ou preparados para o oxigênio do ar não oxidar a vitamina C.

Um comentário:

  1. Pai! Vc podia fazer um post sobre bateria de carro né!! Eu não sabia que era preciso colocar água....agora a nova é inteligente. Isso quer dizer que não precisa de água né? Bjoooos

    ResponderExcluir