terça-feira, 7 de julho de 2009

CUIDADOS COM O SEU CARRO 2


Há uma lenda de que mulher não entende de carro, e talvez não entenda mesmo, já que entende tanto de outras coisas que nós nem sequer sonhamos entender.

Mas vamos ao básico, que acho que nunca falei de uma maneira organizada.

Quando eu falar de termos que você não precisa lembrar, não se preocupe com isso, só quero que você entenda o básico.

Como funciona seu carro:

Seu carro tem um motor chamado à explosão. O combustível seja qual for, entra num compartimento que é como se fosse um copo dentro de outro bem justinhos (Cilindro),
onde é misturado com ar e comprimido.
É lançada uma faísca nesse compartimento e a mistura explode fazendo com que a força da explosão movimente de volta essa peça que comprimiu o ar e o combustível.

Esse compartimento é chamado de cilindro e daí vem dizer a quantidade de cilindros que o carro tem. A maioria dos carros tem 4 ou 6 cilindros, mas não é incomum ter mais. Seu carro tem 4 cilindros.

O volume que cabe dentro desse cilindro, na ida e na volta é o que vem a ser cilindrada. Quanto maior a cilindrada, maior a potência do motor. Daí falar que um carro é mil ou 1.0 (mil cilindradas – ou perto disso ou 2.0 – duas mil cilindradas ou perto disso) e por aí vai.

Daí um raciocínio simples, mais volume, mais cilindrada, seja pelo tamanho do motor, seja pela quantidade maior de cilindros.

Por fim o que importa é que a força do cilindro é transmitida para as rodas.

É sempre bom ter um mecânico, em que possa confiar no que ele fala.

E só para saber: Não existe parafuseta da rebimbela!

O motor esquenta e normalmente ele é refrigerado a água e a ar. Se o motor esquentasse excessivamente o que poderia acontecer como ponto final seria fundir uma peça na outra. (Um copo colaria dentro do outro, na minha analogia)

Então, importante é que você precisa de combustível de boa qualidade e que o motor esteja funcionando em temperatura adequada. No meu caso sempre gosto de abastecer num posto que pertença a um supermercado. Acredito ter uma dupla garantia que o combustível não estará misturado, além de ter preço normalmente interessante.

Para ele funcionar em temperatura adequada são dois cuidados básicos: Óleo e água.
Tanto para o óleo como para a água – Medida certa – Nem demais, nem de menos. Óleo demais faz quase tanto mal quanto óleo de menos.

O óleo lubrifica, controlando o atrito entre as peças de metal e vai limpando enquanto isso. Óleo deve ser trocado na quilometragem correta e completado, quando necessário (não quando o frentista do posto de gasolina diz). O óleo estar sujo apenas mostra que ele está fazendo o trabalho dele que também é limpar dentro do motor.

É importante que você saiba o que o manual do seu carro diz a respeito de quando medir o óleo (existem diferenças), a maior parte das vezes pede um tempo maior com o motor desligado do que você leva para abastecer. E a água sempre com o carro frio e na medida onde eles colocam entre o máximo e o mínimo.

Parece estúpido o que eu vou dizer, mas não é tanto. É preciso que você saiba onde vai cada um. Aconteceu com a sua avó uma vez do seu avô recomendar que ela completasse a água quando fosse sair com o carro e ela encheu de água o motor do carro onde deveria ir o óleo.

Água não pode faltar. Ela circula pelo motor diminuindo a temperatura e voltando para ter sua temperatura baixada também (no Radiador).

Outro cuidado bem básico é quanto ao alinhamento das rodas dianteiras e ao balanceamento de todas as rodas. Alinhar significa que as rodas dianteiras estão ajustadas para andarem na mesma direção e na posição correta em relação aonde deveriam estar em relação ao seu carro.
Quando o alinhamento está incorreto você pode ter uma roda puxando para um lado e outra puxando para outro. Uma roda que esteja também fora do ângulo que ela deveria estar pode dar o mesmo efeito.
Aí o que pode acontecer é a direção do carro ficar pesada, dura e o outro efeito são os pneus começarem a gastar mais em determinado lugar.
O balanceamento é a colocação de uns pequenos pedaços de chumbo (pesos) nas rodas corrigindo o peso das rodas em diferentes posições, para que ela pese igual durante todo o giro que ela faz. O efeito da falta de balanceamento é a roda rodar dando pequenos pulos que talvez você nem sinta, mas que vão prejudicar a suspensão (incluindo os amortecedores) e o conforto.

Um último cuidado básico é a casa quinze dias conferir a pressão dos pneus. Pneus baixos arrastam o carro e gastam os pneus em ambas laterais. Pneus com pressão muito alta gastariam os pneus no centro deles, alem de deixar o carro instável,

Um comentário:

  1. Essa eu preciso ler várias vezes!!!! rsrsrsr Beijos Sabrina

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