sexta-feira, 31 de julho de 2009

CUIDADOS COM OS CABELOS 54



A queda de cabelos atemoriza a todos e, hoje em dia, os estudos são cada vez maiores nesta área. Sabemos que o fio de cabelo cresce, em média, um centímetro por mês e, em tese, pode durar até seis anos. Na prática, contudo, a poluição, as escovadelas em excesso, as colorações, a alimentação desbalanceada e o estresse podem reduzir esta vida útil em 20%, favorecendo a queda.


A dermatologista Yara Figueiredo, confirma, dizendo que "é normal caírem até 100 fios por dia". Agora, Yara explica também que, "se o travesseiro, o banco do carro ou a blusa e/ou o paletó começarem a ficar cheio fios de cabelos - sinal de perda superior a 120 fios por dia -, é hora de agendar uma consulta com um especialista. O cuidado é necessário principalmente se houver descamação do couro cabeludo, coceira, excesso de oleosidade e se os fios estiverem quebradiços."



Dedicação e a escolha de bons produtos, que ajudarão sempre na beleza e saúde dos fios".
Não há mal em se lavar os cabelos todos os dias, desde que esse cabelo seja muito oleoso, e que use um shampoo específico para o tipo de cabelo". O ideal, seria que lavasse de duas a três vezes por semana, para que o cabelo tenha sua própria oleosidade".


Se for lavar todos os dias é aconselhável fazer apenas uma aplicação de shampoo, não repetindo a lavagem".
A temperatura ideal da água para a lavagem dos cabelos, deve ser sempre morna ou fria, mas nunca extremamente quente, pois o calor ativará as glândulas sebáceas fazendo com que a raiz dos cabelos fique ainda mais oleosa, mesmo estando limpa".


Se você conseguir optar sempre pela água mais fria, ótimo, pois além de ativar a circulação sanguínea, dá mais brilho e vitalidade aos cabelos".

Para quem lava os cabelos diariamente, o ideal é usar um shampoo anti-resíduos uma vez por semana para retirar o excesso de impurezas do couro cabeludo e para ajudar na diminuição da oleosidade", mas, ressalta que "é muito importante retirar bem o shampoo, e depois SEMPRE aplicar um condicionador para hidratar".


Sim, isto mesmo. E ele afirma que "mesmo os oleosos, TODOS os cabelos, devem ser lavados com shampoo e depois receber um condicionador tradicional ou em forma de Leave in, pois os shampos foram desenvolvidos para a lavagem do couro cabeludo, sendo assim, as pontas sempre necessitam de cuidado extra, porque a oleosidade natural do cabelo quase nunca chega até ela, deixando as extremidades mais ressecadas".


Os shampoos abrem as escamas dos cabelos para limpá-los e, o condicionador tem o trabalho de fechá-las para evitar que os fios percam seus nutrientes e assim fiquem ressecados, opacos e danificados". "Escolha sempre os produtos de acordo com o seu tipo de cabelo, e opte pelos que melhor se adequam aos seus fios" .


Cuidados gerais

SECADOR . Desde que usado com moderação, não tem problema!
Outra dica é utilizar antes da secagem um protetor térmico, para proteger os fios do calor do secador, e não encostar o secador no couro cabeludo".


MODO DE LAVAR. Lavar os cabelos com leves massagens com as pontas dos dedos e nunca com as unhas. Lave bem o couro cabeludo até sentir que a oleosidade não aparece. Use o shampoo duas vezes para retirar bem toda a sujeira e resíduos". É bom e, quando necessário, ativa a circulação e faz com que o produto penetre melhor". Mas, alerta para "se o couro cabeludo for oleoso é contra-indicado, pois ativa as células sebáceas."

PARA A BELEZA DOS FIOS. A beleza dos fios depende de um conjunto de fatores, que incluem: (1) uso de bons produtos;

(2) manuseio de bons profissionais;

(3) alimentação variada e colorida;

(4) uso de protetores solares;

(5) hidratação;

(6) evitar cigarro e poluição.


O ideal é que a cliente faça a escova no salão, mas se ela tem o hábito de fazer escova em casa, antes de escovar deve usar um alisante temporário, com protetor térmico, para ajudar a disciplinar o fio e protegê-lo do calor, lembrando também de não aproximar o secador do couro cabeludo.


Quanto aos cortes aconselha a cortar o cabelo de três em três meses, para que o cabelo fique sempre com vida e sem pontas duplas

Nenhum comentário:

Postar um comentário