segunda-feira, 27 de julho de 2009

UMIDADE E MOFO 50

Viver com umidade e mofo é um perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que podem causar infecções. Esse risco é maior em pessoas vulneráveis, como idosos, bebês, crianças e mulheres grávidas.


A condensação é a principal causa de umidade.

Quando a umidade presente no ar quente se choca contra uma superfície fria, ela se converte em água novamente.

Nós produzimos, apenas através da respiração, um litro de água por dia pela condensação. Somando mais um litro do banheiro, mais três litros da cozinha e cinco litros das lavagens, a casa se transforma num lugar muito úmido.

Se a umidade não tiver por onde sair, penetrará nas superfícies frias e criará manchas de umidade, principalmente atrás do guarda-roupa no quarto, nos cantos do banheiro e atrás dos armários da cozinha.

Prevenir é melhor do que remediar, por isso mantenha a casa adequadamente aquecida e ventilada.

Os exaustores ajudam a afastar a umidade dos banheiros e da cozinha. Se for preciso secar roupa dentro de casa, opte por um cômodo fresco, de preferência com a janela aberta. Vai demorar mais para secar, mas vai produzir menos condensação.


Como prevenir a umidade


Verifique se as calhas do telhado não estão quebradas nem entupidas, porque podem provocar umidade nas paredes externas. Para prevenir que a umidade exterior penetre pelas paredes, verifique se a sua casa está bem impermeabilizada, principalmente se for uma construção antiga.

Uma mancha de mofo desaparece com a aplicação de vinagre, que evita seu reaparecimento.

Se você tiver roupas armazenadas dentro de um armário que está encostado numa parede com umidade, elas podem cheirar mal.
Uma maneira de remover o odor é lavá-las com suco de limão (verifique primeiro as instruções de lavagem) e secá-las ao sol. As enzimas que são assim produzidas ajudam a matar as bactérias e a eliminar o mau cheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário