quinta-feira, 9 de julho de 2009

PERFUME 10


imagem lakewoodsconferences.com


Perfume a gente conhece pela concentração
por Paula Brandão


A maioria dos consumidores não se dá conta, mas nem tudo que leva nome de perfume é perfume de fato. Na receita de uma boa fragrância estão presentes essências naturais ou sintéticas, álcool, água e um fixador.
De todos esses ingredientes, o que define o tipo da formulação é a concentração de essências. O percentual de concentração segue a seguinte classificação estabelecida pela indústria do segmento:

:: Parfum (perfume): o mais caro de todos, carrega a maior concentração de essências: 20% a 30%. Permanece por 24 horas na pele;
Eau de Parfum (água de perfume): sua concentração fica entre 15% e 20% e tem duração de 12 horas;
Eau de Toilette (água de banho): índice de concentração de 5% a 10%. Dura 8 horas após a aplicação;
Eau de Cologne (água de colônia): tem preço em conta e efeito suave. Apresenta até 5% de concentração. Ideal para o clima de países tropicais;
Colônia Splash: invenção brasileira composta com 3% de essências.

A classificação acima pesa e muito na hora de compra. No topo estão os mais caros. Primeiro porque as essências, na maioria das vezes importadas, respondem por 12% do preço final do produto.
Depois porque o Parfum e o Eau de Parfum são classificados como supérfluos pelo Ministério da Saúde. Pagam bem mais imposto do que a colônia, considerada produto de higiene.

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