sexta-feira, 10 de julho de 2009

MULHERES SE PREJUDICAM MAIS FUMANDO 20


Fumar cigarros é mais prejudicial para mulheres do que para homens, diminuindo em mais de uma década a expectativa de vida de mulheres fumantes, sugeriu na segunda-feira uma pesquisa do governo holandês.


A agência de estatísticas CBS disse que uma comparação dos números de holandeses que morreram de câncer do pulmão em 2003 e as tendências entre fumantes mostram que o hábito diminuiu a expectativa de vida da mulher holandesa em 11 anos, contra três para os homens.


"As mulheres que morreram de câncer do pulmão eram mais jovens do que os homens que morreram pela mesma causa. Isso significa que os efeitos prejudiciais do fumo são mais sérios para as mulheres do que para os homens", diz o estudo, que não indicou um motivo para a diferença.


Acredita-se que o fumo de cigarros é uma das principais causas do câncer de pulmão, assim como de outro tipos de câncer e doenças do pulmão. Segundo a CBS, o aumento de câncer de pulmão entre as holandesas desde a década de 1970 está relacionado com o crescimento do percentual de fumantes na população feminina.


Na média, as mulheres que sofrem de câncer do pulmão morreram aos 70 anos, enquanto a expectativa de vida para as mulheres no país é de 81 anos. Já os homens que sofriam de câncer do pulmão viveram até os 73 anos, em média, comparado com a média de 76 anos de expectativa.


A CBS disse que a expectativa de vida para os homens na Holanda aumentou em cinco anos desde a década de 1970, conforme eles passaram a fumar menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário