Segurança: veja como evitar a clonagem de seu cartão de crédito em compras on-line
24/03/2005 - 15h08InfoMoney SÃO PAULO
- O varejo virtual é cada vez mais utilizado pelos consumidores brasileiros, que são atraídos pela simplicidade e comodidade das compras realizadas pela internet. Estas vantagens, porém, não podem fazer com que os usuários se esqueçam de tomar medidas de segurança fundamentais para evitar a clonagem do cartão de crédito.
Uma boa dica a quem efetua regularmente transações on-line é usar um cartão específico para compras virtuais, com um valor-limite não muito elevado, o que permite maior controle dos gastos e minimiza prejuízos em eventuais fraudes.
Para a população em geral, que vez ou outra adquire itens em sites de compras, a medida de segurança mais básica é consumir em lojas virtuais de confiança e já estabelecidas no mercado, com eficiência reconhecida pelo público. Esta cautela evita que o usuário entre em páginas eletrônicas criadas por fraudadores exclusivamente para acessarem dados sigilosos dos clientes. Atenção nunca é demais
Para se certificar da segurança das páginas eletrônicas visitadas, o usuário deve observar alguns sinais exibidos na tela de seu computador. O site só é considerado confiável se apresentar, no lado inferior direito do monitor, o ícone de segurança, que é o desenho de um pequeno cadeado.
O consumidor virtual não deve utilizar seu cartão de crédito em sites que não possuem este ícone. Outro pequeno detalhe diz respeito à ativação do sistema de compra seguro. Este mecanismo é acionado automaticamente quando aberta a página que possibilita o pagamento da compra.
Para comprovar sua ativação, o internauta precisa checar se o endereço do site no navegador se alterou de "http" para "https".
Além destes detalhes minuciosos, o consumidor on-line não pode se esquecer de algumas medidas básicas de precaução, como solicitar sempre a nota fiscal da compra e não fornecer seus dados via e-mail, já que as empresas confiáveis jamais empregam este canal para informações de tal natureza.
Fraude nem sempre ocorre no ambiente virtual
O consumidor não deve se precaver apenas no momento em que efetua sua compra virtual, uma vez que inúmeros casos de fraudes registrados no varejo on-line têm sua origem no dia-a-dia das pessoas. Muitas vezes os dados sigilosos dos usuários de cartões de crédito são subtraídos em transações realizadas em restaurantes, lojas e postos de gasolina.
Somente depois, com senha e informações pessoais em mãos, é que o fraudador acessa sites de lojas e serviços na internet. Este furto de dados pode ocorrer através de pequenos aparelhos acoplados a máquinas de cobrança, que possibilitam a cópia dos números fornecidos pela tarja magnética do cartão.
Por isso, vale a pena ficar atento também no mundo real, para depois não sofrer prejuízos no ambiente virtual. E caso todas as precauções não sejam o suficiente para se evitar a fraude, o melhor a se fazer é comunicar imediatamente a operadora do cartão de crédito e solicitar seu cancelamento, não esquecendo de guardar o número da ocorrência para provas futuras.
domingo, 12 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não posso deixar de comentar que só compro em sites protegidos pela clear sale rsrsrsrrs
ResponderExcluir