segunda-feira, 27 de julho de 2009

O QUE VOCE VIU NESSE FIM DE SEMANA - CONDENSAÇÃO 49




A condensação é a forma de umidade mais vulgar nas edificações. Na verdade, ela parece ser um problema mais das edificações modernas do que das construções históricas.



A água existente no ar que provoca as condensações é, basicamente, consequente do “estilo de vida”, principalmente da cozinha, dos banheiros, das atividades normais e da respiração; todas elas, associadas com a falta de ventilação provocada, principalmente, pelas janelas duplas e pela exclusão das correntes de ar, tendem a provocarem os maiores problemas.


Antes de encararmos a condensação, é necessário compreendermos um pouco a questão do vapor de água no ar.


A qualquer dada temperatura, o ar pode conter uma certa quantidade de água sob a forma de vapor – e quanto mais quente estiver o ar, maior o seu potencial para conter vapor de água.



Por exemplo:
o ar a 10º C pode conter 7,6 g de água por kg de ar seco
e
o ar a 20 º C pode conter 14,3 g de água por kg de ar seco – quase o dobro.



Temperatura mais baixa = mais facilidade para condensar


A umidade relativa pode ser definida, portanto, como sendo a quantidade de vapor de água presente no ar, expressa em percentagem da máxima quantidade de vapor de água que esse ar poderia conter à mesma temperatura.



Portanto, se o ar a, digamos, 10 º C pode conter, no máximo, 8 g de vapor de água, e se na realidade medirmos apenas 4 g

no presente momento, a umidade relativa será de 4 / 8 x 100 = 50 %,

Sabemos que o ar frio não consegue conter tanto vapor de água como o ar quente, portanto, quando a temperatura cai, a umidade relativa aumenta.

Quando a temperatura do ar baixa tanto que já não consegue conter mais nenhuma água sob a forma de vapor, o líquido goteja a partir do ar sob a forma de CONDENSAÇÃO.

A temperatura a que a condensação começa, ou seja, a que a umidade relativa atinge os 100 % (ar totalmente saturado) é a temperatura do PONTO DE ORVALHO.


A causa da condensação superficial está relacionada com o contato entre a umidade carregada pelo ar e uma superfície adequadamente fria – qualquer superfície, inclusive paredes, pavimentos, caixas de ar de pavimentos, caixas de ar de tetos, etc.


Em contato com a superfície fria, a temperatura do ar cai abaixo da temperatura do ponto de orvalho e a água goteja como condensação.


De onde provém esta água ?

A água vem do nosso “estilo de vida” – apenas do nosso normal dia a dia. A quantidade de água produzida pelas normais atividades domésticas pode ser muito considerável.









Um comentário:

  1. Nossa, foi muito impressionante todas as paredes e quadros molhados!!

    ResponderExcluir