Envelheça com saúde
Uma das principais preocupações de muitas pessoas, principalmente das mulheres, diz respeito à idade. É muito comum bater aquele receio ao imaginar como estará a aparência daqui a alguns anos, mesmo quando ainda não chegou a 3ª idade. Existem algumas formas de enfrentar os novos ciclos da vida sem medo.
Uma das principais maneiras de envelhecer com saúde está na alimentação. pouco turbulenta. A médica especialista em medicina estética Cristiane Braga Ferreira sugere
6 substâncias que não podem faltar no seu cardápio, já que têm ações anti-envelhecimento.
Cristiane explica que os radicais livres provenientes de situações de estresse físico e emocional têm alguns efeitos ruins para o corpo e algumas substâncias são importantes para neutralizá-los. Quando o organismo enfrenta momentos de grande agito, as vitaminas provenientes da alimentação não são suficientes para combater os radicais e por isso, às vezes, é indicada uma suplementação alimentar.
" Se 'sobram' radicais livres que não estão neutralizados eles podem causar doenças como artrites, aterosclerose (que aumenta a chance de uma pessoa ter infarto e derrame), demências, queda de cabelo, cansaço, indisposição, pele ressecada, unhas frágeis e envelhecimento precoce", explica a médica. Por isso a importância de uma alimentação balanceada, suplementação de vitaminas e minerais e acompanhamento médico constante.
Veja quais são as 6 substâncias que auxiliam no combate do envelhecimento:
1 - Vitamina C : auxilia o funcionamento de algumas enzimas na síntese de colágeno, o que melhora a flacidez. Impede a formação de substâncias carcinogênicas, que podem estimular o desenvolvimento de células cancerosas. Onde encontrar: frutas cítricas - laranja, limão, acerola - nas folhas verdes, cruas e no tomate.
2 - Betacaroteno: é um carotenóide, isto é, corante natural presente nos vegetais, que tem ação preventiva no envelhecimento cutâneo. Onde encontrar: cenoura, mamão, maçã, brócolis e gema de ovo.
3 - Vitamina E: combate o envelhecimento cutâneo, além de prevenir também algumas doenças degenerativas e impedir reações pelos radicais livres. Onde encontrar: soja, margarinas, gérmen de trigo e amêndoas.
4 - Zinco: é essencial para a integridade e funcionalidade das nossas células. Estabiliza o metabolismo energético e favorece a renovação celular, principalmente nas situações de estresse. Onde encontrar: carnes, vegetais de folhas, leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas) e moluscos.
5 - Selênio: evita a formação dos radicais livres e ajuda na prevenção do fotoenvelhecimento - o envelhecimento da pele causado pelo sol. Onde encontrar: nozes, frutos do mar, grãos, aves e miúdos.
6 - Flavonóides: são os antioxidantes mais ativos e capazes de "seqüestrar" radicais livres. Existem vários tipos deles como a quercetina, a luteolina, o ácido elágico. Onde encontrar: vegetais, uva, abacaxi, morangos, nozes, chás (verde e preto) e vinho tinto. "Uma boa dica é a ingestão do vinho tinto. Mas o efeito só é conseguido se a pessoa ingerir uma taça (150ml) duas vezes ao dia, acompanhado de alimentos ", conclui a médica.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário