segunda-feira, 27 de julho de 2009

ACABE COM O MOFO 51

Acabe com o mofo! Anote as dicas para eliminar esse vilão da sua casa
Renata Cristina Repórter 12/03/2007

Inconveniente, o mofo chega, se instala e, sem pedir licença, vai invadindo armários, gavetas, paredes, até se tornar um dos principais "vilões" de sua casa. No Brasil, a umidade e as constantes chuvas, principalmente no sudeste, são alguns dos fatores que contribuem para a multiplicação do mofo.


Dentro de casa, os impactos são visíveis com muita freqüência. Pinturas manchadas, armários esbranquiçados, roupas com mau cheiro e muito trabalho. As razões são inúmeras, mas algumas delas podem piorar as condições do local.


De acordo com a arquiteta, Fernanda Goretti, o mofo se prolifera em ambientes quentes e úmidos. Portanto, a profissional dá a dica: "Abra a sua janela! Essa é a maneira mais natural e saudável para evitar o bolor. Você proporciona a troca de ar do ambiente e insolação para retirar a umidade", garante.


Se a primeira dica não é viável no seu dia-a-dia, a arquiteta aponta outras sugestões, como o uso de ventiladores, para circular o ar, e lâmpadas incandescentes, para reduzir a umidade, mesmo que sejam as de 40 watts, que gastam menos energia, mas garantem a evaporação no local.

Paredes
As infiltrações são muito comuns e podem ser evitadas com revisões constantes nos telhados e coberturas de áreas externas.

Se a sua casa tem alguma rachadura, é provável que a água se infiltre por brechas e, ainda, a própria condensação produzida em banhos muito quentes ou fervuras na cozinha ajudem no acúmulo de umidade nas áreas mais frias.


É importante estar atento a esses orifícios em épocas de chuvas, como no verão. "Ao encontrar a origem da infiltração, trate-a", recomenda Fernanda. Somente dessa forma as outras receitas para banir o mofo serão válidas.

Conforme orienta o médico alergista, Ricardo Ribeiro Bedinelli, retirar de dentro de casa objetos que favoreçam a proliferação do mofo, como cortinas e carpetes, além de evitar atividades com itens que exalem odores ou poeira, pode contribuir com quem sofre de rinites alérgicas.

No caso do mofo, o vinagre é indicado para limpar as áreas, por conter ácido acético, com capacidade de combater o fungo", esclarece.

Um outra dica indispensável é evitar que a mobília fique muito encostada na parede. "Cerca de 5 centímetros já ajuda na circulação do ar", orienta a especialista. No caso de armários embutidos, é recomendado colocar placas de isopor nas paredes, antes de instalá-los, ou então, dar uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário.

Caso todas as medidas tenham sido tomadas, mas o mofo continue a aparecer, uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, pode resolver o problema. É só lavar a parede e enxagüar com pano úmido e esperar secar.

Armários
Em geral, quando as paredes são atingidas, o mofo também aparece nos armários. O ideal é que cada parte do guarda-roupa tenha uma área para circulação de ar. Lojas especializadas possuem "respiradeiras" que podem ser instaladas no fundo desses locais. Um pedaço de giz também pode ajudar a eliminar a umidade.

Periodicamente, é indicado que os armários sejam limpos e até produtos anti-mofo sejam usados durante a faxina.

As roupas devem ser guardadas fora de plásticos ou recipientes fechados, que atrapalhem a circulação de ar.

Em dias ensolarados, deixe as portas do armário abertas por cerca de 15 minutos. Mesmo que algumas roupas não estejam sujas, é recomendado que sejam lavadas de tempos em tempos.

Anote as dicas caseiras

Mofo no armário:
· Coloque um litro de vinagre fervido dentro de um recipiente e deixe no guarda-roupa por três horas.

· Misture água sanitária e água e passe nos locais do armário que estão manchados.

· Deixe as gavetas e portas do armário abertas para circular o ar. Em locais muito úmidos,são indicados 15 minutos diários.

· Para evitar a umidade, coloque um pedaço de giz nas gavetas. O cheiro de mofo também sumirá, após uma semana.


Mofo nas paredes:

· Trate sempre as infiltrações que originam o mofo.

· Misture água sanitária e água e passe nos locais da parede que estão manchados.

· Mantenha uma distância de 5 centímetros entre os móveis e a parede.


Mofo nas roupas:


· Nunca armazene roupas em sacos plásticos

· No caso de mofo em roupa branca, deixe a peça de molho em água sanitária

· Para retirar o mofo de tecido colorido, umedeça a peça com suco de limão

· Para retirar o mofo de seda ou sintéticos, lave a roupa com leite e enxagüe com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário