segunda-feira, 29 de março de 2010

A BATERIA DO CARRO -


Filhotinha,


Só vi seu pedido agora.



A bateria do carro serve para armazenar carga elétrica que você usa em tudo que é elétrico no carro.


No carro você tem o alternador, que transforma energia mecânica em energia elétrica. Como? Ele esta ligado a uma correia que gira o alternador.


Esta correia está ligada ao motor. O motor funcionando gira esta correia e ela gira o alternador, sendo dentro dele criado um campo magnético. A bateria acumula energia.

É gerada uma energia maior quando gira mais rápido e menor quando ele gira devagar.


A corrente elétrica nele alterna o sentido. Por isso se chama corrente alternada e ele se chama alternador.



Tipos de baterias


Selada: Não requer manutenção, segundo o fabricante a água da bateria dura por toda a vida útil sem a necessidade de recarga, esta vida útil normalmente chega a 4 anos se a bateria for bem cuidada. Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade consome uma quantidade insignificante de água. O problema é que em alguns casos de sobrecarga a água desaparece da bateria e acaba inutilizando a mesma, não existe uma forma de recarregar ou verificar o nível da água.


Não selada: Requer manutenção, o nível da água deve ser verificado pelo menos uma vez por ano, se o nível da água estiver sempre completo a bateria pode durar tanto quanto uma bateria selada bem cuidada. Estas baterias o processo químico para produzir eletricidade consome água e por este motivo deve ser verificado e completado. A desvantagem fica por conta de ser mais uma coisa a ser verificada na hora da manutenção.

Funcionamento da Bateria
As baterias automotivas são construídas com componentes derivados do chumbo. Dentro delas existem placas com cargas positivas de peróxido de chumbo e negativas de chumbo que ficam mergulhadas em uma solução de ácida sulfúrico diluída em água destilada ou desmineralizada.


O fluido da bateria é consumido conforme o consumo e carga da mesma, algumas baterias consomem consideravelmente como as não seladas e precisam ser checadas sempre, outras consomem tão pouco que nunca requer recarga como as seladas. Caso o nível de fluido fique muito baixo a ponto de expor as placas de chumbo, elas danificam permanentemente.


Deve-se tomar cuidado para não tombar as baterias automotivas para não vazar fluido, pois mesmo as seladas possuem respiros por onde pode escapar fluido.

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